Os streamings de áudio, os famosos podcasts são a febre do momento e não param de ganhar espaço. Segundo estudo realizado pela Associação Brasileira de Podcasters (Abpod) —existem 2 mil podcasts ativos no país.
São aqueles exibidos com regularidade e que podem ser acessados por meio de diferentes plataformas.
O estudo, realizado em parceria com o Ibope Inteligência, concluiu que 40% dos 120 milhões de usuários da internet no Brasil já ouviram pelo menos uma vez um programa desse tipo. É um número espantoso, que corresponde a 48 milhões de pessoas — mais do que toda a população da Argentina.
Além de amplo, o público é qualificado. De acordo com o levantamento, ele é mais escolarizado e tem renda superior à média da população.
A pesquisa também mostrou que os ouvintes de podcasts preferem programas curtos, de até 15 minutos, e que os smartphones são de longe o meio escolhido para escutar os conteúdos, com 75% de predominância entre os usuários.
Como não poderia de deixar de ser, as empresas perceberam que os podcasts são interessantes para suas marcas. Os streamings de áudio se tornaram os queridinhos da vez e a correria da vida cotidiana fez o sucesso dos podcasts aumentar.
O avanço da tecnologia dos fones de ouvido também contribuíram para o avanço da plataforma. Os programas são ouvidos enquanto as pessoas praticam exercícios, estão no horário do almoço ou em outros momentos de lazer.
De olho no crescente mercado, diversas empresas passaram a investir nesse tipo de conteúdo. A Natura criou recentemente uma minissérie em quatro capítulos, chamada Viva seu corpo, focada no universo feminino. O projeto foi realizado em parceria com o Mamilos, um dos podcasts mais populares do Brasil.
Os grandes bancos também estão atentos a esse mercado. O Bradesco é um dos patrocinadores do projeto Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes, podcast baseado no best-seller que conta a trajetória de 100 mulheres que realizaram feitos extraordinários. Maior banco do país, o Itaú Unibanco criou o Investcast, podcast dedicado aos seus acionistas e que funciona como uma imersão no mundo dos investimentos.
O segmento de moda é outro bastante ativo no mundo dos podcasts. Marca de calçados femininos, a Anacapri criou o Beleza Pra Quem?, que tem como pano de fundo o autoconhecimento da mulher.