Não foi por acaso que a Disney se tornou o maior complexo de entretenimento do mundo, contando atualmente com 74 mil funcionários e sendo um dos principais pontos turísticos do planeta.
Desde a sua fundação, foi determinante para o sucesso da Disney, a preocupação na excelência dos seus serviços e na fidelização do seu público, o que consolidou a marca e a tornou referência no marketing mundial e no sucesso corporativo.
O livro “Nos Bastidores da Disney” de Tom Connellan, conta os segredos da empresa para conquistar fama e consolidar sua imagem. O autor é um dos principais especialistas norte-americanos em fidelidade ao cliente e com a tese de seu livro lançou para o mundo do marketing uma importante análise: efeito Disney: como encantar seus clientes e gerar negócios?
1. Conquiste
Aprenda a conquistar seus clientes de forma brilhante. Pouca gente sabe, mas a Disney tem um verba destinada exclusivamente para conquistar seus visitantes. A ideia é proporcionar aos clientes experiências únicas que o farão lembrar sempre da empresa e ter uma simpatia pelos seus serviços, mesmo que ele gaste mais do que o esperado por algum serviço que ela oferece.
A ideia é fazer com que o cliente seja um “embaixador” da marca. Quando ele for comprar algo que a empresa fornece ou fabrica, nem se lembre do concorrente, porque a sua experiência foi a melhor.
2. Satisfaça
A satisfação do cliente é algo com que você sempre deve se preocupar porque uma das mais eficazes propagandas é o famoso “boca a boca”.
E em tempos de internet, as críticas a um produto ou serviço, tornam-se muito mais amplas e a imagem do seu negócio está sempre à prova. Por isso, é essencial que você se preocupe com o que é oferecido, da forma que chega ao cliente e o que ele achou a respeito. A Disney se consolidou como a melhor, porque investe em pesquisas rigorosas de mercado e está sempre de olho nas tendências e no que o consumidor espera da marca.
Reconhecer o que o seu público quer e satisfazê-lo é a melhor maneira de ganhar espaço no mercado.
3. Fidelize
O efeito Disney tem como chave a fidelização. Atraia, conquiste satisfazendo-o e o fidelize como nunca, assim como quem sai do complexo Disney World encantado, com vários produtos oficiais na mala e já planejando uma nova visita.
Fidelizar o cliente é garantir que ele te procurará sempre que precisar de um serviço ou produto que a sua marca oferece. A fidelização exige ainda mais esforço que a conquista, porque é um processo contínuo, de adequação às novas exigências do mercado, às novas tendências do segmento e de adaptação às novidades que os concorrentes oferecem constantemente.