Em postagem assinada pelo engenheiro de software Ivan Medvedev, o Instagram mostra o seu método para identificar postagens parecidas entre si, estudando a ordem que as palavras surgem no texto para averiguar a relação entre elas.
Segundo Medvedev, a plataforma escolhe em torno de 500 conteúdos e aplica filtros para remover spans, informações falsas e publicações que violam a política de postagens. O que resta é classificado com base na probabilidade de o usuário interagir com cada um e, por fim, os 25 principais posts surgem em destaque na sua aba Explorar.
Como personalizar os conteúdos sugeridos
Em entrevista ao The Verge, o engenheiro deu uma dica aos usuários que desejam personalizar o conteúdo que aparece na guia Explorar.
‘’O melhor caminho é interagir cada vez mais com os assuntos dos quais você gosta, curtindo ou salvando-os’’, contou o engenheiro.
Caso não queira ver um determinado tipo de postagem, você pode informar ao Instagram a sua preferência, usando a opção “Não tenho interesse nessa publicação”, acessível no menu dos três pontos no canto superior direito de cada postagem. Fazendo isto, o algoritmo notará as suas escolhas, de acordo com Medvedev.