São códigos que definem o que será entregue nas redes sociais para cada usuário
Se algum dia você se perguntou com pesar sobre o por quê existe a matemática e qual o motivo de estudar tanto esse assunto, então esse texto vai te mostrar uma fração do quanto os números estão presentes na vida das pessoas.
Tem momentos que dá a impressão do celular escutar tudo o que se é falado perto dele. E na prática é isso mesmo! Os smartphones conectados à internet ficam observando a vida das pessoas tanto nas redes sociais, enquanto navegam na web ou quando estão com a tela bloqueada.
Estão nos observando!
Para fazer parte de uma rede social ou até mesmo ter conta no Google é preciso aceitar os termos de privacidade, e no momento que se clica em “aceito”, sem nem sequer ter lido tudo, se concorda em deixar que te observem.
A partir daí uma sequência de códigos numéricos finitos, os chamados algoritmos, passam a funcionar de forma ordenada para levar o que mais atende as necessidades do internauta.
Se falar que está com vontade de comer um lanche daquele famoso restaurante de fast food, de uma forma sutil a matemática passará a apresentar opções de propagandas desse restaurante e posteriormente de fortes concorrentes, para persuadir o cliente e levá-lo à compra.
Na rede
Quando o usuário entra em uma rede social aparecem primeiro os posts que os algoritmos consideram relevantes para essa pessoa. Priorizando de forma lógica as informações com mais relevância para aquele perfil.
As postagens entregues normalmente estão vinculadas com o engajamento entre os perfis. Se um usuário comenta, compartilha, curte ou reage com frequência a uma página os conteúdos desta irão aparecer com mais frequência para essa pessoa, devido a demonstração de interesse.
Quando se adiciona ou passa a seguir uma página nova os algoritmos passam a testar a afinidade entre os membros, entregando no topo do feed os conteúdos desse perfil. Caso a interação não seja relevante, com o tempo as postagens irão aparecer com menos frequência.
Solução de problemas
Os algoritmos servem para a resolução de problemas, no caso da internet eles buscam entender as preferências do usuário apresentando-lhe conteúdos que serão de maior agrado. Além de contribuir para o sucesso comercial, os algoritmos fazem com que a tecnologia de dados evolua de forma rápida.
Conhecer sobre algoritmos influencia nas estratégias de criação de conteúdos para as redes virtuais. Confiar a comunicação de um empreendimento nas mãos de quem tem conhecimento desse universo mapeado por códigos lógicos faz a diferença.